Agrupamento de Escolas de Barroselas
© 2007-2012  Agrupamento de Escolas de Barroselas

Dia Mundial da Alimentação vão ter como tema principal "Preços da Alimentação - Da Crise à Estabilidade" (Food Prices - from Crisis to Stability). As oscilações de preços, particularmente as de subida, representam uma enorme ameaça para a segurança alimentar nos países em vias de desenvolvimento. Obviamente que os mais atingidos são os pobres. Segundo o Banco Mundial, no biénio de 2010-2011 os aumentos dos preços dos alimentos empurraram quase 70 milhões de pessoas para um estado de pobreza extrema.
Principais Objetivos do Dia Mundial da Alimentação:
  • Desenvolver medidas para combater a fome e sensibilizar as pessoas para a adoção dos mesmos;
  • Sensibilizar as pessoas para a necessidade da produção agrícola e estimular os apoios nacionais, bilaterais, multilaterais e não-governamentais para este fim;
  • Ajudar no desenvolvimento de novas tecnologias em países subdesenvolvidos;
  • Sensibilizar todos os países para importância da ajuda nacional e internacional na luta contra a fome, subnutrição e pobreza;
  • Estimular participação da população rural, em especial as mulheres e as camadas sociais mais desfavorecidas, nas decisões e atividades que influenciam as suas condições de vida.
  • No nosso Agrupamento decorre a Semana da Alimentação, com várias iniciativas que visam não deixar passar em branco uma data tão importante!
A Equipa PES
Dia Mundial da Alimentação
16 de outubro de 2011

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se no dia 16 de Outubro e foi criado em Novembro de 1979 pelos países membros na 20ª Conferência da Organização das Nações Unidas para a alimentação e a agricultura. Em 2011, as comemorações do
A 17 de Novembro comemora-se o Dia do Não Fumador. Uma data que pretende, mais uma vez, alertar para os perigos associados ao consumo do tabaco e para os malefícios deste mau hábito. O nosso agrupamento não quer deixar de assinalar este dia, mas desta vez destacando as vantagens de ser não fumador. Procura-as na escola sede no dia 17 e participa no concurso "Não fumas? Fazes tu muito bem!".
E não te esqueças: hábitos saudáveis para uma vida longa e feliz!
A equipa PES
"Não fumas? Parabéns! Hoje é o teu dia!
2º lugar - Mariana Cerqueira e Daniela Violante, 5º D
Hallowe'en Broomstick Competition
31 de outubro de 2011
1º lugar - João Meira Neves, 5º C
3º lugar - Afonso Amorim, 5º B
Obrigado a todos os concorrentes e parabéns pela criatividade.
Clique na imagem para ampliar...
Clique na imagem para ampliar...
Clique na imagem para ampliar...
Para descarregar os documentos relativos à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Barroselas aceda ao separador "Pais e Enc. de Edu."

Informação e Relatório
Informação
Na escola sede do nosso agrupamento está em funcionamento o Gabinete de Apoio ao Aluno também chamado de “Cantinho dos Afetos”. É um espaço destinado aos alunos que a ele podem recorrer quando necessitarem de ajuda seja a que nível for. O horário de funcionamento deste espaço encontra-se afixado à entrada do bloco A e na porta do gabinete. Uma vez por mês está também presente a enfermeira Manuela Peixoto.
Não te esqueças que este “Cantinho” foi criado para ti, para te dar apoio e que toda a informação que partilhes com quem te receber é absolutamente confidencial, ou seja, não será partilhada com ninguém.
Visita-nos e vem conhecer este espaço!
A Coordenadora PES
Profª Carla Magalhães

Informação
Já está disponível o terceiro número da revista do nosso agrupamento.
Procura o teu exemplar nos locais habituais.
Nota: a versão digital será disponibilizada futuramente.
Megas Distrital
No dia 13 de março, 22 atletas da nossa escola mais uma vez participaram e encantaram num evento de atletismo a nível distrital, que se realizou no Estádio Manuela Machado em Viana do Castelo. Todos eles estão de parabéns pela boa prestação tendo atingido excelentes resultados, entre eles dois dignos primeiros lugares no Mega Km no escalão benjamim masculino conquistado pelo aluno Nuno Rego da turma A do 5º ano e infantil B masculino conquistado pelo aluno Vasco Melo da turma A do 6º ano e um não menos digno 2º lugar no Mega Sprint no escalão juvenil masculino, conquistado pelo aluno Ademar Marques da turma D do 9º ano.

Para ver algumas fotografias dos eventos clique na imagem respetiva.

Corta Mato Distrital
No dia 24 de fevereiro a nossa escola representada por um grupo considerável de atletas participou no Corta Mato Distrital, tendo a honra de inaugurar juntamente com outras escolas do distrito o novo estádio de Caminha, arrecadando um magnífico 1º lugar individual e de grupo, no escalão Infantil masculino e um 3º lugar individual e de grupo no escalão júnior feminino.
Todos os atletas estão de parabéns pela digna participação.

A Associação de Pais tem novos órgãos sociais.
Para descarregar os documentos relativos aceda ao separador "Pais e Enc. de Edu."

Informação
semana aberta
DO PORTO DE VIANA DO CASTELO

Vai decorrer de 12 a 15 de junho de 2012 a semana aberta do Porto de Viana do Castelo.

Pode consultar o programa das atividades clicando na imagem do cartaz à direita, ou visitando o sítio do Porto de Viana do Castelo.

Regulamento do concurso de fotografia:

No dia 13 de abril, tivemos a oportunidade de estar "À conversa com…" Francisco Moita Flores. Este encontro tinha como principal propósito o envolvimento dos alunos e de toda a comunidade educativa com os livros do autor, no sentido da criação de hábitos e do gosto pela leitura.
A 1ª sessão, ocorrida ao longo da tarde do dia 13 na Biblioteca da Escola, contou com a presença de alunos dos 2º e 3º ciclos e do Ensino Secundário. À noite, a partir das 21h00, foi a vez de alunos dos cursos EFA e formandos do Centro Novas Oportunidades, assim como professores e outros elementos da comunidade local usufruírem de agradáveis momentos de conversa informal e cativante.
O seu último romance, "A Opereta dos Vadios", serviu de mote para a conversa. O nosso convidado não deixou também de apelar aos valores morais e à importância das relações familiares para o desenvolvimento de hábitos de leitura.
Agradecemos ao Francisco Moita Flores a sua disponibilidade para estar connosco e a todos os que estiveram presentes neste evento.

Francisco Moita Flores
Dia Mundial da Saúde 2012

"Envelhecimento Ativo: uma oportunidade para dar mais vida aos anos" (Ageing and health: Good health adds life to years) foi o lema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para celebrar o Dia Mundial da Saúde 2012, no passado dia 7 de abril.
O tema visa mostrar como uma boa saúde ao longo da vida pode permitir que as pessoas idosas continuem a viver uma vida plenamente produtiva e serem um recurso para as suas famílias e comunidades.
De acordo com a OMS, a terceira idade é de facto um problema que toca a todos e a cada um de nós - quer sejamos jovens ou idosos, homens ou mulheres, ricos ou pobres e onde quer que vivamos.
Este ano o Dia Mundial da Saúde coincidiu com a interrupção da Páscoa pelo que será assinalado na escola sede do agrupamento no dia 2 de maio. Durante o intervalo grande, será realizada a "Feirinha da Saúde", na qual serão vendidos produtos relacionados com uma alimentação saudável. Um grupo de alunos fará uma demonstração com alguns exercícios, de forma a salientar a importância de uma atividade física regular. São dois fatores, entre outros, fundamentais para atingir o que é referido no lema escolhido para o Dia Mundial da Saúde deste ano!
Visita a nossa feirinha! Por um estilo de vida mais saudável!
A equipa PES

Tal como divulgado realizou-se no dia 2 de maio a "feirinha da saúde" para comemorar o dia mundial da saúde. Estiveram à venda artigos relacionados com uma alimentação saudável (legumes, frutas, sumos naturais, batidos de fruta…), para relembrar a importância de uma boa alimentação para uma vida prolongada e feliz!
Dia da Saúde 2012
Desde já se agradece o empenho dos alunos das turmas participantes, dos seus diretores de turma, dos encarregados de educação e de todos aqueles que de alguma forma contribuíram para o sucesso desta iniciativa. Fica lançado o desafio para no próximo ano letivo se tentar fazer ainda mais e melhor! E já agora gostaríamos de pedir à srª dª chuva e ao sr. vento para nos darem uma folguinha nesse dia e podermos fazer a nossa feirinha ao ar livre…
A equipa PES
Ao longo deste ano letivo decorreu o Concurso "Problema do Mês" dinamizado pelos docentes da área disciplinar de matemática e dirigido aos alunos de cada ciclo de ensino.
A Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Barroselas (APEEAEB) comunica a todos os pais e encarregados de educação do 9.º Ano que no dia 4 de junho de 2012, às 20h30, na escola sede, vais decorrer uma sessão de esclarecimento no âmbito da ORIENTAÇÃO VOCACIONAL da transição de ciclo, orientada pelo psicólogo Dr. Daniel Gonçalves.
Compareça. Não Falte!
Ass. Pais e EE do AEB

Informação
Resultados DELF (Diplôme d´Études en Langue Française) Escolar
Na sexta-feira, dia 1 de junho, foram divulgados os resultados do DELF Escolar.
Os vinte e um alunos inscritos obtiveram a certificação de nível A2 com resultados francamente satisfatórios, por isso estão todos de parabéns!
Esperemos que estes resultados sejam uma motivação para outros alunos e que, no próximo ano letivo, a participação seja ainda mais significativa.
A Professora de Francês
Cristina Leitão
Informação
No passado dia oito de junho, a diretora e o coordenador da área disciplinar de matemática, procederam à entrega de certificados de participação, aos alunos com mais de três pontos, e de diplomas e prémios simbólicos aos alunos vencedores.
Os docentes da área disciplinar de matemática

No final do espetáculo, os alunos tiveram a oportunidade de interpretar a canção "Paixão" (Anel de Rubi) do cantor e compositor Rui Veloso. Foi sem dúvida um momento fantástico com muita emoção e paixão partilhada por todos aqueles que revelam sensibilidade e gosto musical.
O concerto foi excepcional, porque proporcionou aos alunos um conhecimento mais específico da música erudita, assim como deu a conhecer auditiva e visualmente a família dos instrumentos que constituem a Orquestra Clássica. Tiveram ainda a oportunidade de conhecer pormenorizadamente todos os espaços do Teatro e suas funções a nível cultural.
No decorrer do evento, os alunos demonstraram bastante entusiasmo e recetividade à música, manifestando um comportamento adequado.
As professoras de Educação Musical

Concertos Didáticos
No dia 21 de maio os alunos do 6º ano de escolaridade foram ao Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, conhecer o interior do edifício e assistir a um concerto didáctico da Orquestra Júnior da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo.
Arquivo relativo ao ano lectivo de 2011/2012