A Escola Básica e Secundária de Barroselas foi distinguida, pelos projetos “ProJetArte “ e “Projeto Ágor@”, no âmbito da iniciativa Escola Amiga das Crianças.

Trata-se de uma iniciativa conjunta da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais), da LeYa e do psicólogo Eduardo Sá, que visa distinguir escolas onde as comunidades educativas: alunos, professores, auxiliares e pais se envolvem na concretização de projetos adicionais para que os alunos sejam mais felizes no espaço escolar. Esta distinção serve como estímulo para a continuação da concretização de práticas e projetos que proporcionem às crianças e jovens um percurso enriquecedor e um desenvolvimento pessoal e social mais integrado e harmonioso.

PROJETARTE

Espaço dinamizador de atividades curriculares de caráter prático, que visa contribuir para o desenvolvimento de alunos com limitações ao nível da atividade e da participação, na plenitude das suas potencialidades.

Este espaço é constituído por vários domínios, justificados pelo contributo que podem constituir para o alcance dos objetivos do projeto, que vão desde a Hortofloricultura à

Educação Física – Psicomotricidade, passando pela Musicoterapia, pela TIC funcional e por uma Oficina de Artes e Sabores.

PROJETO ÁGOR@

Este projeto baseia-se no princípio do aprender a aprender, procurando o desenvolvimento pleno e humanista do aluno, acreditando nas suas potencialidades, na confiança e na solidariedade entre pares, exercidas num espírito de boa vontade capaz de elevar os níveis de sucesso escolar e das competências sociais.

Através da constituição de grupos de estudo pretende-se conscientizar os alunos da existência de ritmos diferentes de compreensão e de assimilação dos conteúdos, o que poderá ter conduzido à vivência de valores como o trabalho e o respeito pela diferença/pelo Outro. De igual modo, pretende-se dar oportunidade a que, entre pares, se experimentassem estratégias para a superação de dificuldades, técnicas de estudo, reforço da autoestima e promoção do gosto pelo saber (“e querer ir mais além”).

Os alunos que aceitam, e assumem voluntariamente (com o conhecimento dos respetivos encarregados de educação), o desafio de apoiarem os seus colegas com dificuldades em disciplinas em que se sentem mais à vontade, são designados de alunos monitores. São indicados e incentivados pelo conselho de turma/diretor de turma de acordo com um perfil específico.

O diretor de turma, no desempenho da sua função, é o docente que, à partida, melhor conhece as potencialidades dos seus alunos, incitando-os ao exercício pleno de uma cidadania participativa. Por isso, são designados de professores tutores.