Erasmus+ “Gender violence prevention begins with us” 2021/2022
Alunos do 11º ano da Escola Básica e Secundária de Barroselas – Alexandre Bernardino, Ana Francisca Gonçalves, André Dias, Letícia Costa, Mónica Miranda, Érica Antunes e Francisca Carvalho – deslocaram-se a Albino (Bérgamo), Itália, de 21 a 27 de novembro de 2021, no âmbito do projeto Erasmus+ Gender Violence Prevention begins with us”.
Alunos e professores de três das cinco escolas europeias que integram o projeto (Portugal, Espanha e Itália) deslocaram-se a Albino com o intuito de desenvolverem várias dinâmicas relacionadas com a temática em questão, bem como apresentarem in loco um conjunto de atividades que foram sendo trabalhadas em sala de aula, com a ajuda e dinamização preciosas dos seus professores titulares. Por constrangimentos associados à Covid-19, não foi possível à França e à Letónia participarem presencialmente nesta mobilidade. Não obstante, sempre que possível foram promovidas interações online para que também os alunos desses países pudessem participar em várias das atividades propostas.
Para além da receção oficial na Câmara Municipal de Albino e de vários workshops (Apresentação da pesquisa previamente realizada acerca das diferentes leis existentes em cada país contra a violência de género; Elaboração de scripts para a realização futura dos filmes “Gender violence in the past, the present and the future”; tradução dos textos da aplicação digital “Detection of Gender Violence”; Pesquisa e compilação de notícias online, na imprensa nacional e internacional, acerca de notícias recentes a relatar casos de violência de género; Continuação da construção do site do projeto; Elaboração de frases alusivas ao tema a constar numa instalação), o programa contou também com uma série de atividades e visitas culturais: Tours em Milão e na Città Alta de Bérgamo; Visita guiada à exposição de fotografia intitulada “A mulher e a fotografia”, em Milão; Visita guiada à exposição de pintura de Moroni e ao Museu etnográfico de Albino; Visita guiada à Academia Carrara e à Casa Mater, (uma casa abrigo em Bérgamo); Visita guiada ao espaço escolar e às várias exposições de trabalhos realizados pelos alunos italianos. No dia 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, foram também desenvolvidas várias atividades alusivas, nomeadamente declamação de poesia em Inglês e em Língua Materna, dinamização de um flashmob, apresentação de canções, entre outros.
Durante a semana de trabalhos, os alunos do Agrupamento de Barroselas fizeram jus ao empenho que todos depositaram nesta deslocação, particularmente a docente Carla Silva, na forma como preparou os alunos para este desafio, o qual ultrapassaram com mérito e excelência. Foi, por todos os presentes, destacado o excelente desempenho dos nossos alunos, não só na proficiência comunicativa em Inglês, mas também no conhecimento académico que revelaram possuir e na sua génese como cidadãos humanistas.
Os anfitriões italianos acolheram calorosamente toda a comitiva portuguesa proporcionando, também, momentos de franco convívio e amizade entre todos. De realçar, o vislumbre de alguma nostalgia e tristeza aquando da despedida entre as famílias que hospedaram os nossos estudantes e os próprios, com revelação de promessas de próximos encontros entre as famílias.
Em março, será a nossa vez de dar as boas-vindas aos países parceiros do projeto, pelo que se avizinham dias de grande azáfama na escola.
Finalmente, gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento à União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, na pessoa do presidente Rui Sousa, pelo apoio dado a este projeto, numa parceria que simboliza inequivocamente aquilo que deve ser a cooperação entre representantes locais e os estabelecimentos de ensino da sua área de influência, permitindo assim que os nossos jovens tenham acesso a estas experiências únicas para a sua formação global.
A Coordenadora do Projeto,
Patrícia Borlido