Sardines Days
Alunos e professores de quatro das seis escolas europeias que integram o projeto (Portugal, Espanha, Turquia, Chipre, Grécia e Croácia) deslocaram-se a Barroselas de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, com o intuito de desenvolverem in loco um conjunto de atividades no âmbito do projeto Erasmus+ “European Food Adventures”. Por constrangimentos associados à Covid-19, não foi possível ao Chipre e à Grécia participarem presencialmente nesta mobilidade. Não obstante, sempre que possível foram promovidas interações online para que também os alunos desses países pudessem participar em algumas das atividades propostas.
No primeiro dia, após a receção de boas-vindas na escola sede do Agrupamento com um momento de contacto com o folclore da região, com o Grupo Folclórico S. Paulo de Barroselas, realizaram visitas guiadas ao Museu Interativo “Fábrica do Chocolate”, à DocaPesca – lota de Viana do Castelo, e a alguns espaços da cidade de Viana – Santa Luzia, Navio Hospital Gil Eannes, e Museu do Traje, concluindo a tarde com uma cerimónia de acolhimento nos Paços do Concelho pelo Presidente e Vice-Presidente da Câmara Municipal.
O dia 1 de fevereiro foi preenchido com atividades na cidade do Porto: visita ao Pavilhão da Água, jogos tradicionais portugueses no Parque da Cidade e uma visita à centenária Fábrica de Conservas Pinhais & Cia, em Matosinhos, com uma degustação de vários tipos de sardinhas, dando-se assim cumprimento à temática do programa destes dias – “Sardine Days”.
No terceiro dia, participaram numa aula de bodyboard no Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, sendo a tarde preenchida com apresentações dinamizadas pelos alunos relativas aos respetivos países (escolas, gastronomia…), e com a realização de um Peddy Paper na Escola Básica e Secundária com o tema “Food and culture games”.
Após uma visita ao Museu do Pão e à Azenha de Outeiro e outras atividades centradas na escola no dia 3, o último dia, sexta-feira, foi preenchido com workshops de doçaria tradicional e de pintura do coração de Viana em peças de cerâmica gentilmente oferecidas pela fábrica “Vianagrês” e, à tarde, com uma visita à Quinta de Pentieiros, em Ponte de Lima, com volteio de cavalo e atividades na estufa e no pomar.
Durante a semana de trabalhos, os alunos dos diferentes países fizeram jus ao empenho que todos depositaram nesta deslocação, participando de forma entusiasta nas diferentes atividades.
Finalmente, os dinamizadores deixam uma palavra de agradecimento à Câmara Municipal de Viana do Castelo, na pessoa do Presidente Luís Nobre, pelo apoio dado a este projeto, numa parceria que simboliza inequivocamente aquilo que deve ser a cooperação entre representantes locais e os estabelecimentos de ensino da sua área de influência, permitindo assim que os nossos jovens tenham acesso a estas experiências únicas para a sua formação global. Também um agradecimento à Diretora do Agrupamento, Professora Conceição Cancela, Professores e Assistentes Operacionais diretamente envolvidos, às famílias que acolheram os alunos estrangeiros, ao Grupo Folclórico S. Paulo de Barroselas, ao Centro de Alto Rendimento de Surf de Viana do Castelo, ao Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior, à fábrica Vianagrês, ao Flag Design Hotel e à DocaPesca – Lota de Viana do Castelo, pela colaboração que deram em momento diferentes deste Projeto.
A Coordenadora do Projeto,
Patrícia Borlido
“Sardine Days”
LTT activities during our project meeting in Barroselas, Portugal