O projeto GloBe, Global Learning for Sense of Belonging, está a ser implementado em três países europeus (Portugal, Finlândia e Roménia) e tem como objetivo formar professores e diretores de escolas no âmbito da Educação para a Cidadania Global e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo sido promovidos já dois encontros internacionais entre as escolas de cada país, um em Lisboa e outro em Cluj-Napoca, na Roménia.

Em Portugal, o projeto é coordenado pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e pela Fundação Gonçalo da Silveira, tendo participado, numa primeira fase (de fevereiro a junho de 2022), três escolas portuguesas: EBS de Barroselas, EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2,3 Prof. Lindley Cintra.

Na escola-sede do Agrupamento de Barroselas, as atividades realizadas no âmbito deste projeto culminaram numa paragem letiva para os alunos do 2º ciclo, no dia 1 de junho de 2022, Dia Mundial da Criança,  momento em que temáticas sobre Cidadania Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o meio local (região do vale do Neiva e do monte da Padela) foram abordados através de jogos, dramatizações, um atelier sobre energias renováveis, a entoação de um hino, bem como a partir de uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 2º e 3º ciclos. Esteve ainda patente um painel, no recinto escolar, no qual cada aluno poderia deixar ilustrado um desejo para o futuro das pessoas e do planeta. 

Através deste projeto conseguimos perceber que, apesar de situados em três pontos diferentes do globo e com realidades tão distintas, os docentes destes três países procuram algo em comum: um mundo mais livre, justo e sustentável.

Projeto GLOBE/CEGE

O projeto CEGE (Critical and Ethical Global Education) é uma extensão do projeto GLOBE já desenvolvido na nossa escola no ano letivo anterior, cujo trabalho consistiu na formação de professores, no âmbito da cidadania global, e no trabalho direto com os alunos, na abordagem às temáticas inerentes aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). O projeto foi realizado em parceria com a ESEVC, tendo estado envolvidos especialistas e professores de escolas de Portugal, Roménia e Finlândia. Tendo os envolvidos considerado que este projeto era uma mais valia nas escolas que dele fizeram parte, uma das entidades intervenientes, o Instituto de Educação para a Paz (rauhankasvatusinstituutti – RKI) da cidade de Jjyväskylä, na Finlândia, avançou com o pedido de financiamento à União europeia (Erasmus+), tendo sido aprovado em janeiro 2023. Contando agora também com a participação de escolas da Estónia, o calendário do projeto está assim delineado:

Fevereiro 2023: seminário internacional, a decorrer em Lisboa;

Abril 2023: ciclo de estudos, a realizar online;

Junho 2023: seminário internacional, na Finlândia (Jjyväskylä university);

Outubro 2023: seminário internacional, em Talin, Estónia (ou online);

Dezembro 2023 / fevereiro 2024 / março 2024: ciclos de estudos / reuniões online.

Este projeto tem, assim, como finalidade envolver as escolas da europa no conhecimento e desenvolvimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, de uma educação de cidadania global suportada numa pedagogia crítica e ética e para um sentido de pertença com respeito por valores comuns fundamentais. Em termos concretos, para além da formação de professores nas áreas que englobam a educação para a cidadania global, também está prevista a replicação da formação entre pares (em reuniões das equipas para a diferenciação e flexibilidade curricular do 2.º ciclo) e o envolvimento dos alunos em atividades na sala de aula e em eventos na comunidade (Dia Mundial da Criança, por exemplo).

As dinamizadoras do projeto no AEB:

Isabel Sá

Lúcia Maciel

Entidade promotora do projeto –  https://rauhankasvatus.fi/en/globe-portugal/