O projeto GloBe, Global Learning for Sense of Belonging, está a ser implementado em três países europeus (Portugal, Finlândia e Roménia) e tem como objetivo formar professores e diretores de escolas no âmbito da Educação para a Cidadania Global e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo sido promovidos já dois encontros internacionais entre as escolas de cada país, um em Lisboa e outro em Cluj-Napoca, na Roménia.

Em Portugal, o projeto é coordenado pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e pela Fundação Gonçalo da Silveira, tendo participado, numa primeira fase (de fevereiro a junho de 2022), três escolas portuguesas: EBS de Barroselas, EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2,3 Prof. Lindley Cintra.

Na escola-sede do Agrupamento de Barroselas, as atividades realizadas no âmbito deste projeto culminaram numa paragem letiva para os alunos do 2º ciclo, no dia 1 de junho de 2022, Dia Mundial da Criança,  momento em que temáticas sobre Cidadania Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o meio local (região do vale do Neiva e do monte da Padela) foram abordados através de jogos, dramatizações, um atelier sobre energias renováveis, a entoação de um hino, bem como a partir de uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 2º e 3º ciclos. Esteve ainda patente um painel, no recinto escolar, no qual cada aluno poderia deixar ilustrado um desejo para o futuro das pessoas e do planeta. 

Através deste projeto conseguimos perceber que, apesar de situados em três pontos diferentes do globo e com realidades tão distintas, os docentes destes três países procuram algo em comum: um mundo mais livre, justo e sustentável.

Categorias: Projeto GloBeProjetos