O projeto GloBe, Global Learning for Sense of Belonging, está a ser implementado em três países europeus (Portugal, Finlândia e Roménia) e tem como objetivo formar professores e diretores de escolas no âmbito da Educação para a Cidadania Global e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, tendo sido promovidos já dois encontros internacionais entre as escolas de cada país, um em Lisboa e outro em Cluj-Napoca, na Roménia.
Em Portugal, o projeto é coordenado pela Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e pela Fundação Gonçalo da Silveira, tendo participado, numa primeira fase (de fevereiro a junho de 2022), três escolas portuguesas: EBS de Barroselas, EB 2,3 Frei Bartolomeu dos Mártires e EB 2,3 Prof. Lindley Cintra.
Na escola-sede do Agrupamento de Barroselas, as atividades realizadas no âmbito deste projeto culminaram numa paragem letiva para os alunos do 2º ciclo, no dia 1 de junho de 2022, Dia Mundial da Criança, momento em que temáticas sobre Cidadania Global, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o meio local (região do vale do Neiva e do monte da Padela) foram abordados através de jogos, dramatizações, um atelier sobre energias renováveis, a entoação de um hino, bem como a partir de uma exposição de trabalhos realizados por alunos dos 2º e 3º ciclos. Esteve ainda patente um painel, no recinto escolar, no qual cada aluno poderia deixar ilustrado um desejo para o futuro das pessoas e do planeta.
Através deste projeto conseguimos perceber que, apesar de situados em três pontos diferentes do globo e com realidades tão distintas, os docentes destes três países procuram algo em comum: um mundo mais livre, justo e sustentável.
Projeto GLOBE/CEGE
O projeto CEGE, atualmente em fase de conclusão, é uma extensão do projeto GLoBe (Global Learning for a sense of Belonging), desenvolvido na nossa escola no ano letivo 2021/2022, cujo trabalho consistiu na formação de professores no âmbito da cidadania global e no trabalho direto com os alunos, que culminou na realização do Dia da Criança, no final do ano letivo.
Este projeto tinha como finalidade envolver as escolas da europa no conhecimento e desenvolvimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável, de uma educação de cidadania global e para um sentido de pertença com respeito por valores comuns fundamentais.
Tendo os envolvidos considerado que este projeto era uma mais valia nas escolas que dele fizeram parte, uma das entidades intervenientes, o Instituto de Educação para a Paz (rauhankasvatusinstituutti – RKI) da Finlândia avançou com o pedido de financiamento à União europeia (Erasmus+), tendo sido aprovado em janeiro 2023, momento em que foi formalizado o protocolo de colaboração entre o Agrupamento de Escolas de Barroselas e a referida organização.
O calendário do projeto CEGE foi assim delineado:
14 – 16 de fevereiro 2023: seminário internacional, a decorrer em Lisboa;
19 – 20 de abril 2023: ciclo de estudos, a realizar online;
6 – 8 de junho 2023: seminário internacional, na Finlândia (Jjyväskylä university);
11 – 13 de outubro 2023: seminário internacional, em Talin, Estónia;
Janeiro 2024 / fevereiro 2024 / março 2024: sessões online.
O Projeto CEGE, para além dos objetivos enunciados para o projeto GLOBE, tem visado também a introdução de metodologias que alicerçam o trabalho docente no âmbito da cidadania global: a ferramenta “HEADSUP” e “SAFER” (School Act For Equal Rights).
Nesta fase do projeto, têm estado envolvidas várias escolas e organizações da Finlândia, Estónia e Portugal.
Em termos concretos, para além da formação de professores (atualmente, Isabel Sá e Lúcia Maciel) nas áreas que englobam a educação para a cidadania global, também contou com a replicação de algumas noções e estratégias de trabalho a realizar com os alunos em formação entre pares (em reuniões das equipas para a diferenciação e flexibilidade curricular do 2.º ciclo) e o envolvimento dos alunos em atividades na sala de aula e em eventos na comunidade.
Ferramenta HEADSUP: https://decolonialfutures.net/headsup/
Documento SAFER: https://rauhankasvatus.fi/en/safer/
Mais informação sobre o projeto: https://aeb.edu.pt/category/projetos/projeto-globe/
As dinamizadoras do projeto no AEB:
Isabel Sá e Lúcia Maciel
Entidade promotora do projeto – https://rauhankasvatus.fi/en/globe-portugal/