Os alunos do Agrupamento de Escolas de Barroselas tiveram um dia especialmente dedicado à Ciência e à Tecnologia.

O dia 4 de maio foi marcado, na escola Básica e Secundária de Barroselas, por um conjunto de atividades centradas nas várias áreas disciplinares do Departamento de Ciências Exatas, da Natureza e Tecnologias.

Os docentes deste Departamento organizaram um conjunto de atividades destinadas a todos os alunos, incluindo também a maioria dos alunos do primeiro ciclo. Assim, para além de um peddy-paper dedicado às ciências, em que participaram alunos dos 7º e 8º anos, e da exposição na Biblioteca Escolar de livros dedicados às ciências, jogos e quebra-cabeças e ainda trabalhos dos alunos, foram realizadas mostras e experiências variadas dinamizadas por alunos e docentes, em salas de aula, de acordo com as diferentes disciplinas. Na área da Biologia, na sala “À descoberta da vida”, fizeram-se observações microscópicas de preparações com sangue humano, observação de insetos com lupas, e dissecação de órgãos (corações e pulmões); na sala “À descoberta da Ciência”, estiveram expostos minerais e rochas e trabalhos realizados por alunos dos 8º e 9º anos, e foram efetuadas simulações de erupções vulcânicas.

No âmbito da disciplina de Física e Química, na sala “Aprender experimentando”, foram desenvolvidas várias atividades experimentais relacionadas com as duas áreas; na Física, no domínio da ótica e da mecânica, fizeram-se experiências sobre a densidade de fluidos, sobre o princípio de Arquimedes, sobre a construção de periscópios, com o disco de Newton, e a observação de fenómenos óticos com lasers, entre outras; na Química, realizaram-se experiências com reações ácido-base, de precipitação, “bolo na caneca”, densidade de materiais, “bola saltitona”, entre outras; foram ainda expostos trabalhos dos alunos de modelos moleculares e flyers sobre corrente elétrica.

Na sala “Aprender Matemática a brincar”, os alunos dispunham de vários tipos de jogos adequados à sua idade, que podiam experimentar em computadores, e de trabalhos realizados por alunos, quer expostos, quer divulgados em suporte digital.

Na área das Tecnologias de Informação (TIC), a sala “O Mundo Digital” apresentava uma visão geral sobre a evolução do mundo digital, quer em suporte de vídeo, quer com a exposição dos diversos suportes de armazenamento de dados, internos ou externos, bem como dos diversos componentes de um computador; os alunos tinham ainda à disposição alguns jogos relacionados a SeguraNet.

No Laboratório de Microscopia e Petrografia, sob a orientação da técnica do Geoparque Litoral de Viana do Castelo, os alunos tiveram a oportunidade de investigar amostras de areias e descobrir a sua origem a partir de um conjunto de características e de observações.

Os alunos do décimo ano realizaram uma saída de campo num sobreiral próximo da escola, com o intuito de aplicar o BioRegisto – com submissões de registo fotográfico e indicação de dados na aplicação -, após uma breve preleção com a técnica do Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo.

Poderá ver as algumas das atividades aqui.