ID 1695 – Ser Cidadão, responsável e sustentável
O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) é um programa de aplicação nacional, com um período de execução até 2026, que visa implementar um conjunto de reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia, reforçando o objetivo de convergência com a Europa, ao longo da próxima década.
O Conselho Europeu criou o Next Generation EU, um instrumento de mitigação do impacto económico e social da crise, contribuindo para assegurar o crescimento sustentável de longo prazo e responder aos desafios da dupla transição climática e digital. Este instrumento contém o Mecanismo de Recuperação e Resiliência onde se enquadra o PRR, um plano de investimentos para todos os portugueses, assente em três dimensões estruturantes: Resiliência; Transição Climática; Transição Digital.
Neste âmbito, foi criado o Clube de Ciência Viva no Agrupamento de Escolas de Barroselas – Ser cidadão, responsável e sustentável (ID 1695).
Promover a Escola como o lugar por excelência para desenvolver competências e saberes, educar para a cidadania constitui o âmago, a razão de ser, do Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas de Barroselas. Neste sentido, considera-se relevante explicitar o compromisso com a formação integral da pessoa de cada aluno/a, através do qual cada ator, nos seus diferentes papéis, é vinculado a dar o melhor de si em termos profissionais e humanos, de modo a desenvolver a sua ação educativa de forma sustentada. Educar para a cidadania, para a transformação social, para o bem-estar coletivo, encontrará apoio no desenvolvimento da dimensão artística, científica e patrimonial, ampliando-se a qualidade de vivências e competências, e o reforço da abertura à comunidade e ao mundo.
O parceiro científico deste projeto é a Associação BIOPOLIS/CIBIO-InBIO Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos. Pretende-se desta instituição o apoio científico para a condução do projeto, bem como as linhas orientadoras para o colocar em prática da forma mais eficaz.
A Junta de Freguesia apoia no projeto principalmente ao nível da criação da horta biológica, centro de compostagem e o aproveitamento da água das chuvas. Estas operações piloto visam acima de tudo transmitir à Comunidade que é muito importante fazer em nossas casas idênticas instalações pois são economicamente viáveis, amigas do ambiente e preservam recursos tão importantes para todos que cada vez tem de ser mais bem geridos.
As nossas atividades:
Visita de estudo ao Centro de Ciência Viva de Vila do Conde
Atividades de Ciências – hands-on science 1
Atividades de Ciências – hands-on science 2
Atividades de Ciências – hands-on science 3
Visita de estudo ao centro de Ciência Viva de Vila do Conde e à Nau Quinhentista