No 1.º Ciclo, de quatro anos, o ensino é globalizante. Os objetivos específicos deste ciclo integram-se nos objetivos gerais do Ensino Básico, e pretende-se o desenvolvimento da linguagem oral e a iniciação e progressivo domínio da leitura e da escrita, das noções essenciais da aritmética e do cálculo, do meio físico e social, das expressões plástica, dramática, musical e motora.
As Áreas Curriculares Não Disciplinares têm por finalidade o desenvolvimento de conteúdos das áreas curriculares/disciplinas e de competências transversais que visam corresponder a uma gestão pedagógica coerente e significativa.
Estes espaços curriculares contribuem para que os alunos desenvolvam, no 1.º Ciclo, um conjunto de competências fundamentais para a sua formação integral e capacitante para o seu percurso de formação ao longo da vida.
Plano Curricular – Roteiros Anuais
Disciplina | 1.º Ano | 2.º Ano | 3.º Ano | 4.º Ano |
Português | ||||
Matemática | ||||
Estudo do Meio | ||||
Educação Artística | ||||
Educação Física | ||||
Oferta Complementar | ||||
Língua Estrangeira I - Inglês | ||||
Educação Moral e Religiosa | ||||
Português Língua Não Materna Nível A1 | ||||
Português Língua Não Materna Nível A2 | ||||
Português Língua Não Materna Nível B1 | ||||
Adaptações Curriculares Significativas Desenvolvimento Pessoal e Social | ||||
Adaptações Curriculares Significativas Matemática | ||||
Adaptações Curriculares Significativas Português |