Este projeto tem como objetivo abordar aspetos cruciais da educação no século XXI: empatia, apreciação do património e educação climática. Através de esforços colaborativos, os alunos participarão em atividades destinadas a desenvolver competências socioemocionais, tais como empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Explorarão o seu património cultural, apreciando a diversidade que enriquece a nossa comunidade global, ao mesmo tempo que trabalham para a sua preservação para as gerações futuras. Simultaneamente, serão capacitados como defensores do meio ambiente, participando em iniciativas educativas que sensibilizem para os desafios ambientais e promovam práticas sustentáveis. Através de intercâmbios virtuais e físicos, workshops interativos e projetos criativos, os participantes colaborarão além-fronteiras, promovendo um sentido de cidadania global e de respeito mútuo. “Global Citizens” tem como objetivo enriquecer os alunos com o conhecimento, as competências e os valores necessários para uma participação ativa num mundo em rápida transformação. Este projeto visa ajudar os participantes a tornarem-se compreensivos, com maior empatia e conscientes do mundo ao seu redor. Queremos que se interessem por diferentes culturas, protejam o ambiente e apreciem a sua história. Ao aprender sobre empatia, património e meio ambiente, acreditamos que contribuirão para tornar o mundo um lugar melhor.

Objetivos e competências a atingir

Consciência e Expressão Cultural:

Objetivo:

Fomentar a apreciação cultural e compreensão do património para promover o respeito e a tolerância.

Competências:

• Apreciação de culturas diversas

• Compreensão do património cultural próprio

• Respeito pelas diferenças culturais

• Capacidade de partilhar e aprender com experiências culturais

• Mentalidade aberta e aceitação de diferentes pontos de vista

Cidadania:

Objetivo:

Cultivar a Cidadania Global e a Consciência Ambiental

Competências:

• Sentido de responsabilidade perante questões globais

• Participação ativa na resolução de problemas globais

• Conhecimento de práticas sustentáveis

• Pensamento crítico em relação ao impacto ambiental

Competências Pessoais e Sociais e Aprender a Aprender:

Objetivo:

Desenvolver a Empatia e as Competências Interpessoais e aprimorar a Autoconsciência e a Inteligência Emocional para fomentar um ambiente seguro e de respeito mútuo


Competências:

• Reconhecimento e compreensão das próprias emoções

• Regulação emocional e autogestão

• Compreensão e consideração de diferentes perspetivas através da escuta ativa

• Comunicação eficaz, verbal e não-verbal, para expressar emoções de forma saudável e construtiva

• Resolução de conflitos e mediação

• Promoção da empatia e do respeito pelas emoções dos outros

• Abordagem de comportamentos inadequados

• Promoção de relações positivas

• Trabalho em equipa eficaz e colaboração em contextos virtuais e potencialmente interculturais

Literacia Digital:

Objetivo:

Desenvolver Literacia Digital

Competências:

• Proficiência no uso de ferramentas e plataformas digitais para comunicação e colaboração

• Avaliação crítica de informações e fontes online

• Consciência de cibersegurança e comportamento online responsável

• Adaptabilidade a novas tecnologias e plataformas digitais

• Capacidades criativas e técnicas

Competência Multilingue:

Objetivo:

Promover a diversidade linguística e a compreensão intercultural, fomentando a comunicação e colaboração eficazes ultrapassando as barreiras linguísticas.

Competências:

• Proficiência Linguística

• Sensibilidade Cultural

• Comunicação Interpessoal

• Colaboração Multicultural

• Mediação

Resultados esperados

Apresentaremos o projeto à nossa comunidade escolar para sensibilizar acerca de locais classificados do património europeu. Com este projeto os alunos irão compreender o contexto histórico destes locais e valorizar a sua importância cultural. Além disso, procuramos fortalecer a sua consciência ambiental e promover um comportamento responsável em relação a esses locais inestimáveis, ao meio ambiente e à sociedade, em geral.

Além disso, com os vídeos elaborados pelos alunos será feita uma candidatura ao Selo de Qualidade eTwinning.

Países parceiros

Alemanha – Goerdeler-Gymnasium Paderborn (Paderborn)

Espanha  – IES Al Andalus (Almeria)

Portugal – Agrupamento de Escolas de Barroselas (Barroselas)

Hungria  Erzsébetvárosi Magyar-Angol Két Tanítási Nyelvű Általános Iskola és Szakgimnázium (Budapeste)