Este projeto tem como objetivo abordar aspetos cruciais da educação no século XXI: empatia, apreciação do património e educação climática. Através de esforços colaborativos, os alunos participarão em atividades destinadas a desenvolver competências socioemocionais, tais como empatia, comunicação eficaz e resolução de conflitos. Explorarão o seu património cultural, apreciando a diversidade que enriquece a nossa comunidade global, ao mesmo tempo que trabalham para a sua preservação para as gerações futuras. Simultaneamente, serão capacitados como defensores do meio ambiente, participando em iniciativas educativas que sensibilizem para os desafios ambientais e promovam práticas sustentáveis. Através de intercâmbios virtuais e físicos, workshops interativos e projetos criativos, os participantes colaborarão além-fronteiras, promovendo um sentido de cidadania global e de respeito mútuo. “Global Citizens” tem como objetivo enriquecer os alunos com o conhecimento, as competências e os valores necessários para uma participação ativa num mundo em rápida transformação. Este projeto visa ajudar os participantes a tornarem-se compreensivos, com maior empatia e conscientes do mundo ao seu redor. Queremos que se interessem por diferentes culturas, protejam o ambiente e apreciem a sua história. Ao aprender sobre empatia, património e meio ambiente, acreditamos que contribuirão para tornar o mundo um lugar melhor.
Objetivos e competências a atingir
Consciência e Expressão Cultural:
Objetivo:
Fomentar a apreciação cultural e compreensão do património para promover o respeito e a tolerância.
Competências:
• Apreciação de culturas diversas
• Compreensão do património cultural próprio
• Respeito pelas diferenças culturais
• Capacidade de partilhar e aprender com experiências culturais
• Mentalidade aberta e aceitação de diferentes pontos de vista
Cidadania:
Objetivo:
Cultivar a Cidadania Global e a Consciência Ambiental
Competências:
• Sentido de responsabilidade perante questões globais
• Participação ativa na resolução de problemas globais
• Conhecimento de práticas sustentáveis
• Pensamento crítico em relação ao impacto ambiental
Competências Pessoais e Sociais e Aprender a Aprender:
Objetivo:
Desenvolver a Empatia e as Competências Interpessoais e aprimorar a Autoconsciência e a Inteligência Emocional para fomentar um ambiente seguro e de respeito mútuo
Competências:
• Reconhecimento e compreensão das próprias emoções
• Regulação emocional e autogestão
• Compreensão e consideração de diferentes perspetivas através da escuta ativa
• Comunicação eficaz, verbal e não-verbal, para expressar emoções de forma saudável e construtiva
• Resolução de conflitos e mediação
• Promoção da empatia e do respeito pelas emoções dos outros
• Abordagem de comportamentos inadequados
• Promoção de relações positivas
• Trabalho em equipa eficaz e colaboração em contextos virtuais e potencialmente interculturais
Literacia Digital:
Objetivo:
Desenvolver Literacia Digital
Competências:
• Proficiência no uso de ferramentas e plataformas digitais para comunicação e colaboração
• Avaliação crítica de informações e fontes online
• Consciência de cibersegurança e comportamento online responsável
• Adaptabilidade a novas tecnologias e plataformas digitais
• Capacidades criativas e técnicas
Competência Multilingue:
Objetivo:
Promover a diversidade linguística e a compreensão intercultural, fomentando a comunicação e colaboração eficazes ultrapassando as barreiras linguísticas.
Competências:
• Proficiência Linguística
• Sensibilidade Cultural
• Comunicação Interpessoal
• Colaboração Multicultural
• Mediação
Resultados esperados
Apresentaremos o projeto à nossa comunidade escolar para sensibilizar acerca de locais classificados do património europeu. Com este projeto os alunos irão compreender o contexto histórico destes locais e valorizar a sua importância cultural. Além disso, procuramos fortalecer a sua consciência ambiental e promover um comportamento responsável em relação a esses locais inestimáveis, ao meio ambiente e à sociedade, em geral.
Além disso, com os vídeos elaborados pelos alunos será feita uma candidatura ao Selo de Qualidade eTwinning.
Países parceiros
Alemanha – Goerdeler-Gymnasium Paderborn (Paderborn)
Espanha – IES Al Andalus (Almeria)
Portugal – Agrupamento de Escolas de Barroselas (Barroselas)
Hungria – Erzsébetvárosi Magyar-Angol Két Tanítási Nyelvű Általános Iskola és Szakgimnázium (Budapeste)