O Programa Academia Digital para Pais é uma iniciativa da E‐REDES em parceria com a Direção Geral da Educação, que dá a possibilidade aos pais e aos encarregados de educação, de crianças do Ensino Básico, de frequentar ações de formação promotoras de competências digitas. 

No que diz respeito aos objetivos do programa, pretende‐se dotar as famílias de competências digitais básicas que facilitem o acompanhamento escolar dos filhos e ainda lhes facultem ferramentas de integração, essenciais na sociedade atual.

O público‐alvo deste programa são pais e encarregados de educação de alunos que frequentam o ensino básico nas escolas da rede pública do 1.º, 2.º e 3.º ciclos.

Cabe ao Agrupamento identificar e selecionar voluntários formadores (pelo menos 4 formadores) que deverão ser, preferencialmente, alunos que frequentam o agrupamento, com idades entre os 14 e os 18 anos (alunos do Ensino Secundário).

A duração da formação para o público-alvo é de 8 horas (divididos em 4 sessões) em data a definir pela escola (no 1.º/2.º período em horário pós-laboral).