No 7.º ano de escolaridade os alunos aprendem que o movimento de rotação da Terra (de oeste para este) tem como consequências a existência de dia e de noite e que este provoca um movimento aparente do Sol e das estrelas (de este para oeste). Este movimento aparente do Sol faz com que a altura deste vá variando ao longo do dia e, como tal, se produza uma variação no comprimento e posição da sombra. Os alunos sabem que o Sol e a sombra permitem a nossa orientação durante o dia porque indicam os pontos cardeais: o Sol nasce aproximadamente a este (E). Nesse momento a sombra tem o tamanho máximo, porque o Sol está baixo, e indica o oeste (O); O Sol indica o sul (S) ao meio-dia solar, quando a sua altura é maior. A sombra tem, então, tamanho mínimo, porque o Sol está alto, e indica o norte (N). O Sol põe-se, aproximadamente, a oeste (O). A sombra tem, nesse momento, tamanho máximo porque o Sol está baixo, e indica o este (E). Como a sombra diminui desde o nascer do Sol até ao meio-dia solar e depois aumenta até ao pôr do sol, a variação da posição da sombra pode ser utilizada para construir um relógio de sol! E, foi isso que fizemos!
Foi com grande satisfação que as docentes de Físico-Química, Geografia e Educação Visual organizaram esta atividade, dirigida aos alunos do 7.º ano de escolaridade.
Assim, ao longo de um dia de sol do 3.º período, todos estes alunos tiveram a oportunidade de participar na construção de um relógio de sol horizontal. Para isso foram, em grupos de 2 ou 3, medir de 15 em 15 minutos o comprimento da sombra de uma vara colocada, estrategicamente, no recinto atrás da cantina, para depois relacionar esta experiência com a construção do relógio de Sol e da rosa-dos-ventos. Os alunos sob a orientação dos professores tiveram uma metodologia de trabalho onde começaram no papel e finalizaram no chão da escola, através da planificação geométrica para a construção da Rosa dos Ventos, assim como do Relógio do Sol. Posteriormente cada aluno das turmas todas do 7º ano apresentou numa folha A4, o seu desenho geométrico com a proposta de cor e após várias votações, foram selecionadas as que foram aplicadas, tendo sempre em conta a cor do chão e o espaço envolvente. Por motivos de segurança, foi substituída a vara pelo desenho de uns pés, para que qualquer pessoa possa ter uma experiência diferente de ver as horas através da sua sombra.
Desta forma, foi possível dinamizar uma atividade dinâmica, diferente e interdisciplinar, proporcionando um enriquecimento de conhecimentos com este trabalho de campo, uma vez que, desta forma os alunos aprenderam, na prática, a identificar as horas do dia e os pontos cardeais a partir da extensão da sombra de uma vara no chão. Os alunos colaboraram na execução desta atividade de uma forma muito positiva e com grande entusiasmo e boa disposição revelando grande responsabilidade no cumprimento das tarefas distribuídas por cada um deles.
As docentes de Físico-Química, Geografia e Educação Visual
Vídeo realizado pelo aluno Lourenço Ibarra, onde mostra o desenvolvimento de todas as etapas executadas pelos alunos do 7º ano na atividade sobre a Rosa dos Ventos e Relógio de Sol. Pode ver aqui.