Um caleidoscópio de atividades variadas levará os alunos das escolas envolvidas, desde o ensino secundário até ao jardim de infância, a conceber e realizar um espetáculo internacional para descobrir, construir juntos e assimilar o espírito europeu. Para esse fim, os objetivos-chave do projeto coincidem com as prioridades do programa Erasmus+: MULTILINGUISMO, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE, COMPETÊNCIAS DIGITAIS. O objetivo não é criar artistas por si só. O principal objetivo é desenvolver as competências linguísticas e transversais dos alunos, estimular a sua curiosidade natural e criatividade, e criar neles um verdadeiro espírito europeu usando as linguagens universais e inclusivas da arte, música, teatro e dança.

METODOLOGIA

Durante o projeto, os alunos serão introduzidos a uma observação cuidadosa do espaço e aos objetos ao seu redor, imaginando um uso alternativo para eles;

Experimentarão algumas atividades simples de quebra-gelo para que cada membro do grupo possa se apresentar e comecem a ser estabelecidos relacionamentos mais sólidos. Os grupos serão heterogéneos em termos de idade e nacionalidade, mas coesos para formar uma “equipa”;

Partirão da exploração da mímica e do potencial da linguagem corporal para incentivar a expressão verbal e a comunicação na língua veicular do projeto;

Usarão espontaneamente o teatro, bem como alguns jogos de teatro simples que, quando combinados, darão origem a uma performance teatral de grupo

Serão capazes de expressar sentimentos e emoções através da música, percussão corporal e canto;

O uso do inglês como língua veicular do projeto, será feito da forma mais pessoal, envolvente e criativa possível.

O projeto será realizado de forma interativa, com exercícios individuais e em grupo, para dar aos alunos a oportunidade de vivenciar totalmente as atividades propostas, expressando todo o seu potencial. O projeto desenvolver-se-á numa perspetiva interdisciplinar e vertical, referindo-se aos núcleos temáticos do currículo de Cidadania de cada turma. A atenção ao meio ambiente será o foco de todo o planejamento, com especial referência ao desenvolvimento sustentável e aos objetivos da Agenda 2030.

A Aprendizagem de Serviço será utilizada como uma metodologia privilegiada para o desenvolvimento de atividades, que visam atingir os objetivos educacionais e as oito competências-chave e competências pró-sociais. A motivação do tópico escolhido decorre da necessidade de fornecer respostas e estímulos estimulantes e adequados à curiosidade dos alunos em relação aos quatro elementos, conscientizando-os de sua importância e orientando-os para se tornarem cidadãos responsáveis no respeito e proteção do meio ambiente como um ativo precioso. A linguagem verbal e as linguagens não-verbais adaptam-se muito bem a este tema porque seu entrelaçamento estimula a criatividade e favorece a aquisição das sugestões que surgem da descoberta dos quatro Elementos Naturais em diferentes aspetos: científico, literário, mitológico, conto de fadas, musical, artístico e tecnológico.

Países parceiros/Escolas participantes:

Itália

ICS “Piazzale della Gioventù, 1” di Santa Marinella, Santa Marinella (Rm), Italy

San LorenzoICS 2 di Vicenza, Vicenza (Vi), Italy

ICS di Olgiate Comasco, Olgiate Comasco (Co), Italy

ICS 1 di CivitavecchiaICS 1 di Civitavecchia, Civitavecchia (Rm), Italy

Espanha 

San Lorenzo, Logroño, Spain

Portugal 

Escola Básica de Barroselas – B4B, Barroselas, Portugal

Grécia  

ICS “Piazzale della Gioventù, 1” di Santa MarinellaΕΚΠΑΙΔΕΥΤΗΡΙΑ ΠΑΛΛΑΔΙΟ – Palladio School (ΒΑΡΗ), Vari, Greece

Categorias: The Fantastic 4