No passado dia 11 de maio, dois professores da Escola Básica e Secundária de Barroselas (Arnaldo Verdelho e Vânia Azevedo) rumaram em direção à cidade de Split, na Croácia, para participarem na formação “1 WEEK TEACHER TRAINING COURSE – Cultural heritage education: Experiential learning on the case study of Split, Croatia”, no âmbito do projeto Erasmus+ desenvolvido no AE Barroselas (AEB).
Destinado a professores e outros profissionais da educação oriundos de todos os pontos da Europa, o curso visava aprofundar a compreensão das práticas inerentes ao património cultural através da aprendizagem experiencial ao ar livre.
Os participantes vivenciaram uma abordagem prática à aprendizagem, imergindo no modo de vida local e explorando a história, cultura e tradições da região de Split. Visitaram locais emblemáticos como o Palácio de Diocleciano, a antiga cidade romana de Salona, a Galeria do escultor Ivan Meštrović, o Teatro Nacional Croata e Varoš, um dos bairros mais antigos de Split.
O curso, inteiramente em inglês, incluiu workshops, produção de vídeo e utilização de aplicações digitais em atividades no exterior. Através de palestras e atividades interativas, os docentes ampliaram as suas competências de colaboração e conhecimentos sobre o património cultural.
Os participantes adquiriram ferramentas para integrar o património cultural na sala de aula, promovendo a inclusão social e criando um ambiente educativo saudável com jovens de mente aberta e ambiciosos. Enriqueceram ainda as suas experiências futuras, desenvolvendo uma perspetiva crítica sobre a relação entre o património cultural e a sociedade contemporânea.
De regresso a Portugal, é agora o momento de pensar em formas concretas de aplicar nas salas de aula e fora delas os conhecimentos adquiridos. O projeto Erasmus+ do AEB continua, assim, a demonstrar a sua vitalidade, envolvendo principalmente os alunos, mas também, de forma complementar e abrangente, professores e técnicos especializados.