
Clique aqui para ouvir a história: O que é o amor?
“O que é o amor? Questiona-se Emma. Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis. Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar?”
Nem sempre encontrar a definição de amor é fácil. Quando somos crianças, o amor parece algo abstrato, algo que se resume apenas ao nosso ninho familiar. Enquanto crescemos, vamos compreendendo que o amor é um pouco mais complexo do que isso. Começamos a entender que as pessoas o definem como um sentimento. Mas, como todos os sentimentos, é necessário criar espaço para que ele apareça e aprender a observar as suas manifestações.
O amor não se resume a uma definição de dicionário ou a um constructo literário. Como nos ensinou o pai da Emma, dizendo que o amor é torcer com alegria pelo seu clube preferido, a avó, que disse que o amor é fazer bolos deliciosos para quem se gosta, o avô, que acredita que amor é cuidar bem do seu carro favorito, ou a mãe, que comparou o amor a um conto de fadas cheio de momentos especiais.
O amor pode ser muitas coisas. Pode ser a mãe à nossa espera com uma toalha para nos secar quando chegamos molhados de caminhar à chuva no caminho da escola; pode ser um amigo que divide o seu lanche quando outro colega está com fome; pode ser um bilhete com um pequeno elogio para o colega de escola ou de trabalho; pode ser brincar e cuidar de um animal de estimação; pode ser oferecer uma flor; pode ser carregar um saco pesado para ajudar alguém mais débil. O amor está em tudo o que fazemos com respeito e intenção!
Na psicologia, aprendemos que o amor pode ser visto como um vínculo emocional que promove bem-estar, segurança e felicidade. Segundo a teoria de Robert Sternberg, o amor é composto por três elementos principais: a intimidade, a paixão e o compromisso. Mas também essa definição não nos parece integrar plenamente a dimensão daquilo que cabe no amor.
Por isso, chegamos à conclusão de que o amor não tem uma fórmula ou definição única. Ele aparece todos os dias em gestos simples, na dedicação silenciosa e nos laços que construímos. Mais do que um sentimento, o amor é o significado que dá sentido à nossa vida, identidade e relacionamentos.
Referência:
Cali, D. (2019). O que é o amor? (I. C. S. B. K. Silva, Trad.). Editorial Presença.