No dia 14 de março, é celebrado o Dia Internacional da Matemática e o Dia Internacional do Pi, uma data estabelecida pela UNESCO para destacar a importância desta ciência no desenvolvimento da humanidade. A escolha da data não é aleatória: de acordo com a Norma Portuguesa, 03-14 representa uma aproximação para o famoso número π (pi). 

Para despertar o interesse dos alunos e demonstrar como a matemática pode ser divertida e versátil, a Escola Básica e Secundária de Barroselas assinalou esta data organizando dois concursos: a primeira eliminatória do concurso “Supertmatik” e o concurso “Poema sobre Camões, com o número Pi”

O concurso “Supertmatik” tem como objetivo estimular o gosto pela matemática e o desenvolvimento do raciocínio rápido entre os alunos. A competição desafia os participantes a resolver cálculos mentais de forma lúdica e dinâmica, promovendo a melhoria das habilidades numéricas e o fortalecimento do pensamento lógico. Além disso, procura incentivar a aprendizagem da matemática de maneira divertida, aumentar a autoconfiança dos estudantes na disciplina e promover um ambiente saudável de competição. Visto ser uma competição online e internacional, os alunos podem comparar o seu desempenho com colegas de diferentes escolas e países. Vários alunos aceitaram o desafio e demonstraram destreza no cálculo.  

Parabenizam-se os alunos apurados que, em maio, serão desafiados para a 2.ª eliminatória – fase internacional:  

Duarte Fagundes, 5ºA; Maria Garrido, 5ºD; Leo Silva 5ºD; 

Francisco Sousa, 6ºA; Tiago Maciel, 6ºA; Gustavo Lima, 6ºB; 

Santiago Rodrigues, 7ºB; Dinis Sousa,7ºD; Rodrigo Amorim, 7ºD; 

Rubén Monteiro, 8ºA; Rodrigo Casal, 8ºC; Tiago Oliveira, 8ºC; 

Rita Ferreira, 9ºC; Simão Araújo 9ºC; Simão Caridade 9ºD. 

Aliado ao Dia do Pi, comemoraram-se os 500 anos do Nascimento de Camões, desafiando os alunos da escola-sede a redigir um poema nesta temática, cuja estrutura respeita a extensão decimal do número π. Deste modo, a primeira palavra do poema deve ter 3 letras, a segunda apenas 1 letra, seguindo-se palavras com 4,1,5… letras. 

Os alunos que ficaram em primeiro e segundo lugares foram, respetivamente, Ricardo Rocha,  do 11.ºB, e Marcos Pinto, do 11.ºA, avaliados por um júri composto por professores de matemática, de português e da professora da Biblioteca Escolar, Patrícia Borlido. 

Agradecemos a todos os alunos que participaram, bem como aos professores de português e à professora da Biblioteca Escolar, cuja presteza, atenção e compromisso foram essenciais na avaliação dos poemas apresentados neste concurso. 

Parabéns aos alunos vencedores! 

Pela Área Disciplinar de Matemática  

Categorias: Notícias