A disciplina de EMRC (Educação Moral e Religiosa Católica) afirma-se como uma proposta de sentido e um contributo essencial para o crescimento integral das crianças, adolescentes e jovens. Num contexto marcado por desafios e conflitos, promove o desenvolvimento do pensamento crítico, desperta para os valores do Bem e do Belo e educa simultaneamente a inteligência e o coração.
Em EMRC aprende-se a ser pessoa e a viver em comunidade: a escutar, a questionar, a refletir, a colaborar e a reconhecer o valor do outro. É também um espaço que incentiva a procura de caminhos de paz e o compromisso com a construção de uma sociedade mais justa. Ao dialogar com outras áreas do saber, favorece ainda uma leitura crítica da realidade, a responsabilidade ética e uma participação consciente na vida comum.
No âmbito da celebração da Semana Nacional da Disciplina de EMRC, e por sugestão do Secretariado Diocesano, a nossa escola aderiu à iniciativa “Diálogo com Raiz”, concretizada com a plantação de um medronheiro.
Mais do que um gesto simbólico, esta atividade sublinhou a importância do diálogo como elemento transformador. Tal como a árvore plantada, também o diálogo tem raízes — o nosso interior, as convicções, a família e a fé —, um tronco firme que sustenta a comunicação e ramos e folhas que representam as palavras e os gestos que daí brotam.
A iniciativa contou com a valiosa colaboração do professor Rogério Barreto, responsável pela disciplina de Hortofloricultura, a quem agradecemos o empenho e dedicação.
Uma semana que deixou raízes… e sementes de futuro! 🌱
EMRC
