A Prevenção Da Violência De Género Começa Connosco – Projeto
GENDER VIOLENCE PREVENTION BEGINS WITH US
VIGÊNCIA
De setembro 2019 a julho 2022
ALUNOS PARTICIPANTES
Alunos do Ensino Secundário
PAÍS COORDENADOR
Itália– Istituto di istruzione superiore statale Oscar Arnulfo Romero- Albino, Bergamo
PAÍSES PARCEIROS
Letónia – Jelgavas 4. vidusskola – Jelgava
Espanha -IES Al Andalus – Almeria
França – Lycée Metiers Plasturgie Val de Garonne – Marmande
Portugal –Agrupamento de Escolas de Barroselas – Barroselas
OBJETIVOS ESPECÍFICOS PARA A EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO
- Melhorar o nível de competências e aptidões fundamentais dos jovens e promover a participação na vida democrática europeia e no mercado de trabalho, a cidadania ativa, o diálogo intercultural, a inclusão social e a solidariedade;
- Promover melhorias em termos de qualidade, inovação, excelência e internacionalização através do fomento da cooperação transnacional entre os organismos de educação e formação e outras partes interessadas;
- Promover e sensibilizar para a criação de um espaço europeu de aprendizagem ao longo da vida, através do reconhecimento da UE e da disseminação de boas práticas;
- Melhorar o ensino e a aprendizagem das línguas e promover a ampla diversidade linguística da UE e a sensibilidade para as diferentes culturas.
- Desenvolver a capacidade de aprender e trabalhar de forma colaborativa e autónoma (competência pessoal e social);
- Desenvolver a capacidade de usar diferentes idiomas de forma adequada e eficaz para a comunicação (Competência multilingue)
PRINCIPAIS OBJETIVOS DO PROJETO
- Fornecer informações sobre a definição e disseminação da violência de género e suas características (competência de cidadania);
- Adquirir a consciência da igual dignidade e valor das pessoas em vários contextos (competência de cidadania);
- Desenvolver a capacidade de modificar as atitudes aprendendo a reconhecer em si mesmo e nos outros, preconceitos, idealizações erradas de relacionamentos interpessoais, comportamentos e atitudes violentas que conotam uma “cultura de opressão” (competência pessoal e social);
- Adquirir consciência no uso de tecnologias digitais, com particular referência aos fenómenos do cyberbulling e sexting (competência digital)
CRIAÇÃO DE PRODUTOS FINAIS
- Site do projeto
- Espaço Erasmus + com brochuras, posters, onde alunos e visitantes podem ver os trabalhos realizados e informações sobre as atividades do projeto
- Aplicação digital “Detection of Gender Violence”
- Curta-metragem “Gender violence in the past, the present and the future”
- Acordo formal entre escolas parceiras com vista à promoção, nas novas gerações, de uma cultura e de uma maior conscientização sobre as questões de género
- Apresentações à comunidade local, publicado na web e publicado em jornais
RESULTADOS ESPERADOS
Nos alunos
- Melhorar o conhecimento sobre os recursos locais
- Consolidar o conhecimento sobre o património europeu e o património de outras nações, compreender e respeitando a diversidade na União Europeia, o significado de ser um cidadão europeu e ter uma Identidade Europeia
- Ser tolerante para com outras culturas
- Melhorar a sua proficiência na comunicação em língua estrangeira bem como nas competências em TIC
- Desenvolver relações de amizade com alunos parceiros
- Unir forças para a prevenção e eliminação de atos de violência para com as mulheres ao mesmo tempo que alunos e professores reforçam o sentimento de pertença a uma cidadania unida pela defesa dos direitos humanos
- Criação de um site que colecione todas as nossas experiências e produções e que se pretende que possa ser difundido livre e expansivamente por todo o mundo
Nos professores e na escola
- Desenvolver novas competências no ensino de tópicos acerca das questões de género por meio do intercâmbio de experiências e boas práticas entre professores das escolas participantes
- Ser tolerante e aberto a outras culturas
- Adquirir maior conhecimento sobre métodos de ensino não formais e abordagens inclusivas, ferramentas de TIC, atividades de linguagem e divulgação
- Desenvolver uma atitude profissional eficaz e o enriquecimento curricular
- Unir forças para a prevenção e eliminação de atos de violência para com as mulheres ao mesmo tempo que alunos e professores reforçam o sentimento de pertença a uma cidadania unida pela defesa dos direitos humanos
- Criar uma Parceria Internacional de Escolas que, ao trabalharem juntas, consiga promover, nas novas gerações, uma cultura e uma maior conscientização sobre as questões de género. As nossas escolas serão membros fundadores desta Associação cujo objetivo será, entre outros, alargar a sua rede de ação, agregando outras escolas, inclusive, nacionais
- Cuidar pela continuidade dos 3 aspetos anteriores após o término do projeto