Alunos do 6º ano da Escola Básica e Secundária de Barroselas – Beatriz Barbosa, Diana Lima, Joel Vieitas e Lara Barreto – deslocaram-se a Valência de 24 a 30 de outubro de 2021, no âmbito do projeto Erasmus+ “European Food Adventures”.

Alunos e professores de cinco das seis escolas europeias que integram o projeto (Portugal, Espanha, Turquia, Grécia e Croácia) deslocaram-se a Valência com o intuito de desenvolverem in loco um conjunto de atividades relacionadas com a temática do projeto. Por constrangimentos associados à Covid-19, não foi possível ao Chipre participar presencialmente nesta mobilidade. Não obstante, sempre que possível foram promovidas interações online para que também os alunos desse país pudessem participar em algumas das atividades propostas.

Para além de vários workshops, nomeadamente sobre “Agricultura ecológica e sustentável na horta escolar”, “Apicultura” e “Artistas Falleros”, o programa de atividades contou também com uma série de atividades desportivas e visitas culturais aos mais importantes locais da região: Tour guiado pelo centro histórico de Valência; Visita guiada a um recinto de Trinquet Pelayo, seguida de sessão explicativa e experimentação;  Contacto com o folclore da região; Visita guiada a quintas em torno de Valência e a um museu, acompanhada de sessão explicativa acerca da produção de orchata e degustação da mesma; Visita guiada ao Parque Natural da Albufera e ao Parque Capçalera; Visita guiada a vários ateliers da Ciutat Fallera; Visita ao maior aquário oceanográfico da Europa, situado na Cidade das Artes e das Ciências.

Durante a semana de trabalhos, os alunos do Agrupamento de Barroselas fizeram jus ao empenho que todos depositaram nesta deslocação, participando de forma entusiasta nas diferentes atividades.

Os anfitriões valencianos acolheram calorosamente toda a comitiva portuguesa proporcionando, também, momentos de franco convívio e amizade entre todos. De realçar, o vislumbre de alguma nostalgia e tristeza aquando da despedida entre as famílias que hospedaram os nossos estudantes e os próprios, com revelação de promessas de próximos encontros entre as famílias.

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro, será a nossa vez de dar as boas-vindas aos países parceiros do projeto, pelo que se avizinham dias de grande azáfama na escola.

Finalmente, gostaríamos de deixar uma palavra de agradecimento à União das Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, na pessoa do presidente Rui Sousa, pelo apoio dado a este projeto, numa parceria que simboliza inequivocamente aquilo que deve ser a cooperação entre representantes locais e os estabelecimentos de ensino da sua área de influência, permitindo assim que os nossos jovens tenham acesso a estas experiências únicas para a sua formação global.

A Coordenadora do Projeto,

Patrícia Borlido

ERASMUS VALENCIA 2021 Portugal

“A Treasure Underground” is the title of the meeting in Valencia, Short-term exchanges of groups of pupils, from 25 to 29 October 2021 according to the schedule of the Erasmus+ KA2 programme “European Food Adventures”.