Reiquiavique, 27 de abril de 2025 — Dois docentes da Escola Básica e Secundária de Barroselas, Arnaldo Verdelho e Vânia Azevedo, marcaram presença numa formação internacional no âmbito do programa ERASMUS+, centrada no tema “Nature and Sustainability in Real Life”, realizada na capital islandesa.

Durante uma semana de trabalho intensivo, os professores participaram num curso de 40 horas, lecionado em inglês, que combinou formação teórica, partilhas pedagógicas, experiências imersivas na natureza e visitas culturais a locais emblemáticos do património natural islandês, como o Parque Nacional de Thingvellir, o Geysir, a Gullfoss e as Ilhas Vestman.

O programa proporcionou também sessões colaborativas, como a criação de estilos de ensino personalizados, e debates sobre a preservação ambiental. A participação dos docentes da EBS de Barroselas representa mais um passo na internacionalização da escola e na promoção de uma educação mais consciente, interdisciplinar e sustentável.

Foi uma experiência inesquecível, não só pela beleza natural do país, mas sobretudo pelas aprendizagens partilhadas com colegas de toda a Europa”, afirmou o professor de Inglês, Arnaldo Verdelho. “Esta formação deu-me novas ideias para abordar temas como as alterações climáticas e a geopolítica ambiental nas minhas aulas de Inglês, onde estes temas são incontornáveis nos vários níveis de ensino. Regresso com novos recursos e mais motivação para integrar a sustentabilidade nos conteúdos linguísticos.”

A docente de História, Vânia Azevedo, acrescentou ainda: “Esta experiência de formação permitir-me-á uma mais ampla integração da sustentabilidade nas aulas de História, analisando como as práticas sociais e económicas das populações têm influenciado o meio ambiente ao longo do tempo. É importante que os alunos compreendam a interconexão entre a história da humanidade e o meio ambiente, para que possam eles próprios ser agentes de mudança. Ao longo da semana de formação, foi possível compreender como os islandeses têm uma real preocupação com os seus recursos naturais e com toda a natureza que os envolve e dita o seu ritmo de vida. Tenho mais conhecimento para nas aulas mostrar aos alunos que o desenvolvimento económico de um país e a exploração de recursos naturais de forma sustentável são compatíveis, pois a Islândia é disso exemplo“.

A formação incluiu sessões práticas sobre estilos de ensino personalizados, preservação da natureza, turismo sustentável e práticas ecológicas locais. Houve ainda espaço para networking entre os participantes e momentos de convívio cultural. A participação dos professores de Barroselas reforça o compromisso da escola com a educação global, a cidadania ativa e a transição ecológica.

Veja aqui o vídeo da atividade.