O Serviço de Psicologia e Orientação, criado pelo Decreto-Lei nº190/91, de 17 de maio e de acordo com o disposto no art.º 26º da Lei de Bases do Sistema Educativo, é um serviço especializado de apoio educativo, com autonomia técnica, científica e deontológica, que articula com os órgãos e as estruturas do Agrupamento e com outros serviços externos para promover condições que assegurem a integração escolar e social dos alunos e facilitem a sua transição para a vida ativa.

O SPO desenvolve a sua atividade de acordo com um plano anual, integrado no Plano Anual de Atividades do Agrupamento.

O SPO integra um psicólogo, bem como, outros técnicos especializados atribuídos pelo Ministério da Educação ou ao serviço de outras entidades, designadamente a autarquia, os quais deverão trabalhar articuladamente numa lógica de racionalização dos recursos humanos disponíveis.

Aos psicólogos integrados no Serviço de Psicologia e Orientação e no exercício das suas funções aplica-se o Código Deontológico da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

O SPO tem como domínios específicos de intervenção e competências:

a) O apoio psicológico e psicopedagógico a alunos;

b) A orientação escolar e profissional;

c) O apoio ao desenvolvimento do sistema de relações na comunidade educativa.

Como se pode solicitar o apoio do Serviço de Psicologia e Orientação?

A Psicóloga Susana Cabanelas (spo@aebarroselas.edu.pt) pode ser contactada por alunos, pais/encarregados de educação, diretores de turma, professores e pessoal não docente, diretamente, através do telefone da escola 258 770 020 ou por email. Os pedidos devem fazer-se através do preenchimento da ficha de sinalização, acompanhada de uma Declaração de Consentimento. Devem ser anexados todos os documentos que contribuam para a clarificação da situação do/a aluno/a. Estes documentos deverão ser entregues nos serviços administrativos.

Qualquer ação de avaliação/intervenção terá um enfoque no contexto familiar, escolar e social, sendo solicitada a participação dos intervenientes que influenciam o desenvolvimento/aprendizagem do aluno.

Psicóloga: Dr.ª Susana Cabanelas

Contacto: spo@aebarroselas.edu.pt